segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Uma cantiga de ninar...

Para quem curte deitar para dormir à noite com um livro na mão, este livro não é indicado. Você não vai querer largá-lo para dormir, mesmo sabendo que tem que acordar cedo no dia seguinte.


Cantiga de Ninar (Lullaby), de Chuck Palahniuk, é um romance absolutamente fantástico e intrigante. Cheio de mistérios que nos deixam curiosos para descobrir o quando, o onde, o como e o porquê. A obra não é daquelas histórias que só começam a “pegar no tranco” depois da página 50 ou mais. Logo na primeira página, o leitor já se apaixona pelo enredo e fica intrigado para saber mais.

Chuck Palahniuk se utilizou de dois artifícios neste livro que eu absolutamente detesto! O primeiro foi a narração em primeira pessoa. O segundo é que a história é narrada no presente. Não costumo me interessar por livros escritos desta maneira. Mas devo confessar que nenhum desses aspectos me fez gostar menos de Cantiga de Ninar.

O livro conta a história de um jornalista que descobre o motivo das mortes de bebês que morrem “inexplicavelmente” no berço, sem nenhuma causa aparente. Junto a uma corretora de imóveis, que se liga ao caso pelo mesmo motivo do protagonista e narrador, o jornalista sai em busca de uma saída, de uma maneira de impedir que mais mortes aconteçam.

O enredo é excelente, mas a forma em si é absolutamente fantástica! Este foi um dos livros que eu li arrependida por não estar lendo no idioma original. Pela tradução, a gente pode perceber o que foi dito e como foi dito; a beleza da poesia que Palahniuk usou para contar a história.

Os personagens nos fazem odiar e amar ao mesmo tempo. Há aqueles que fazem coisas inegavelmente malignas, mas que acabamos achando normal por causa da história. Há aqueles que queremos entrar no livro e matar a machadadas de tão irritantes! E há aqueles que sentimos a dor e a angústica de sua alma como se conhecêssemos pessoalmente.

Há uma frase em inglês: "Sticks and stones may hurt my bones but words will never hurt me" (paus e pedras podem me machucar mas as palavras nunca irão). É de onde vem o nome deste blog, e o autor brinca com esta frase várias vezes durante o livro, utilizando modificações como "Sticks and stones may break your bones but words can hurt like hell! (paus e pedras podem quebrar meus ossos mas palavras machucam como o inferno).

Jogadas de frases prontas e criação de palavras, como "barulhonômanos", "silenciófobos", "distraçômanos", "concentrófobos" fazem do livro uma obra de arte.

Devo confessar que o final foi um pouco decepcionante para mim. Mas duas pessoas que leram, e que eu confio muito no gosto para livros e séries de suspense, disseram que curtiram o final. Então, pode ser só algo que eu senti por ter esperado um outro final.

Cantiga de Ninar nasceu para ser filme! Não sei o porquê da versão cinematográfica desta obra ainda não existir. Quem sabe um dia... Já que hoje em dia está tão comum fazer filmes de livros. Outros livros do autor já foram transformados em filme, como O Clube da Luta e No Sufoco.

Chuck Palahniuk

Se fosse transformado em filme, Cantiga de Ninar seria daqueles indicados ao Oscar ou ao Globo de Ouro. O roteiro seria fantástico e, se feito corretamente e com as escolhas certas dos atores, ficaria para a história, como Clube da Luta.

3 comentários:

  1. Já me empolguei um pouco conversando com você sobre esse livro, no twitter, mas nunca é o bastante. Não é mesmo à toa que esse é um dos meus livros preferidos, está empatado em primeiro lugar com um outro. (O pássaro da capa traseira e ""Sticks and stones may break your bones but words can hurt like hell", vão virar tatuagens antes de Abril).

    Genial, não tenho adjetivos para qualificá-lo, o final me surpreendeu, também me deixou triste, porque acabou. Guardei 10 páginas por algumas semanas com medo de chegar ao fim e me deprimir por isso, foi o que aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final deixou com a impressão que iria ter uma continuação. Se fosse um filme, eu ia jurar que teríamos uma sequência.

      Adorei a ideia da tatuagem! Seriously! Fodástica.

      Excluir
  2. Sabe me informar onde consigo ou faço download desse livro ? Estou procurando ele a um bom tempo !
    Aguardo a resposta, Obrigada!

    ResponderExcluir