quinta-feira, 19 de abril de 2012

Once upon a time...

Era uma vez...

É assim que as histórias infantis e contos de fadas costumam começar. Esta história não é diferente neste sentido. Mas só neste sentido. Brace yourselves... porque tudo o que você sabia e imaginava a respeito dos contos de fadas será destruído... se você assistir Once Upon a Time.


A série começou a ser exibida pelo canal americano ABC no dia 22 de outubro do ano passado. Pela promo, eu sinceramente achei que seria bestinha e que não duraria nem meia temporada. Eu via pessoas comentando o quão genial estava a série pela timeline do Twitter e fiquei um pouco curiosa, mas já assisto a muitas séries e o tempo anda corrido.

Foi só quando duas amigas "reais" (que eu conheço pessoalmente e não pelo Twitter) me disseram  que estavam amando a série e que era espetacular que eu resolvi dar uma olhada no episódio piloto... E nunca mais larguei.

Até o momento, a série já teve 18 episódios, e eu assisti a todos eles em dois finais de semana de muito Fandangos e dores nas costas por ficar na frente do computador.

A história começa no momento em que o Príncipe Encantado encontra Branca de Neve em seu caixão de vidro e a beija, acordando-a da morte e levando-a para a felicidade ao seu. E eles viveram felizes para sempre... Só que não.

 A rainha má como prefeita de Storybrook e como... rainha má.

A rainha malvada, madrasta da Branca de Neve, alopra geral no casamento e joga uma maldição para que ninguém seja feliz, nunca mais! MUAHAHAHAHAHA <--- risada diabólica

Para que sua maldição seja dicunforça, a rainha manda todo mundo viver no "mundo real", o nosso mundo, onde os finais felizes não existem. Ninguém se lembra de suas vidas anteriores, as que tinham nos contos de fadas. Todos moram em uma cidadezinha onde o tempo não passa, e ninguém novo chega na cidade, e ninguém se muda de lá também. Coisas terríveis acontecem com quem tenta deixar Storybrook.

 Branca de Neve no mundo real e no conto de fadas.

Mas, antes que a maldição tomasse forma, Branca de Neve e o Príncipe Encantado têm uma filha, que é enviada para outro mundo para que sua vida seja salva antes que a rainha acabasse com todo mundo. Emma, o bebê, vai parar o mundo real.

Segundo o "bruxo" local, depois de 28 anos, uma salvadora aparecerá para tirar todos os personagens presos em Storybrook e devolvê-los à sua vida, derrotando a rainha maligna. Esta salvadora é a filha de Branca de Neve e Príncipe Encantado.

Mas as coisas ficam confusas... Emma é criada em lares adotivos, sem pais e tem um filho aos 18 anos, que dá para adoção. "Por acaso", o moleque vai parar em Storybrook e é adotado pela rainha má, que é a prefeita da cidadezinha.

Henry, o menino, tem um livro de história que conta tudo o que aconteceu nos contos de fadas e que explica como as pessoas foram parar em Storybrook. Ele encontra Emma e tenta convencê-la de quebrar a maldição.

 Emma e seu filho, Henry.

Ninguém NUNCA chegou em Storybrook, e nem saiu. Logo, a chegada de Emma é o maior bafo do minicípio.

Vou parar de contar por aqui. Não quero estragar a surpresa de quem eu convencer a assistir à série através deste texto. Esta "pequena" introdução foi necessária para que eu chegasse neste momento da minha "recomendação de série".

Once Upon a Time tem absolutamente tudo o que eu espero de uma série!
Tem ação!
Tem aventura!
Tem morte! (TODOS CHORA)
Tem romance!
Tem mistério!
Tem casal que não consegue ficar junto nem por reza braba!
Tem personagens fantásticos!
Tem atores espetaculares!
Tem um roteiro maravilhoso!
...
E tem um péssimo editor de efeitos especiais.

A série é tão cheia das fodelâncias que eu nem tenho coragem de reclamar dos efeitos especiais Shavon Style.

 Rumpelstiltskin. Personagem fantástico. Ator brilhante!

Para mim, a melhor parte desta série é que a cada episódio somos introduzidos a um personagem diferente. A série oscila entre o real e a ficção, mostrando cenas do personagem no mundo real e no mundo do conto de fadas, interligando uma história à outra para sabermos como ele chegou até ali. Em todos os episódios vemos personagens conhecidos de histórias infantis. Mas aqui eles têm hgistórias diferentes; mais sombrias e cruéis.

É muito interessante assistir ao episódio sem saber quem é aquela personagem e só depois descobrir que se trata da Chapeuzinho Vermelho, do Chapeleiro Maluco ou da Bela, aquela amiguinha da Fera.

Sem mais delongas (porque eu sei que ninguém lê nenhum texto inteiro neste blog mesmo), recomendo Once Upon a Time para quem curte tudo o que está nesta lista aí que eu fiz logo acima.

No Brasil, a série começou a ser transmitida este mês pelo Canal Sony.

2 comentários:

  1. OUAT é tudo, mesmo. Delícia de seriado. E os defeitos especiais dão um toque especial! rsrsrrs
    Belo texto, Mari =)

    ResponderExcluir