quinta-feira, 29 de março de 2012

A musicalidade de Franz Ferdinand

Formada em 2002, em Glasgow (Escócia), Franz Ferdinand é bastante conhecida no cenário indie rock. A banda é formada por Alex Kapranos (vocal e guitarra), Bob Hardy (baixo), Nick McCarthy (guitarra base, teclado e vocal de apoio) e Paul Thomson (bateria, percussão e vocal de apoio). Franz Ferdinand não é "genial", mas beira o excelente em algumas composições.



Sou o tipo de pessoa que curte o "todo" da música. Tem que ter uma melodia foda, uma letra que faça sentido (e que seja quase uma poesia) e, como uma grande apreciadora de indie rock, tem que ter riffs muito bons. Franz Ferdinand tem quase tudo, mas peca em um grande "detalhe". Talvez seja só eu; talvez outros fãs da banda não concordem comigo. Mas não consigo ver na letra das músicas a mesma genilidade que os caras demonstram na melodia e no instrumental.

Franz Ferdinand, verdade seja dita, é uma banda bastante comercial. Eles têm um estilo próprio, tanto de música, quanto de clipe, quanto de fotos promocionais e roupas que usam, que a gente percebe de cara de quem se trata aquele produto ou aquele trabalho.


Por mais que os álbuns da banda não sejam tão completos quanto eu gostaria, não vejo motivo para Franz entrar na lista de bandas que eu "só escuto de vez em quando". Como toda verdadeira amante da música, eu ainda compro CDs. As pessoas podem ver a intensidade do quanto eu me importo com determinada banda pelo fato de eu ter ou não pensado se vale a pena comprar um CD. Tenho dois álbuns do Franz Ferdinand lá em casa e os CDs estão até com um buraco no meio de tanto que eu ouço.

A verdade é que ninguém é perfeito. Banda nenhuma é perfeita. (nadavê, Arctic Monkeys é sim!) Deem uma conferida nestes dois clipes do Franz Ferdinand, de dois grandes sucessos dos caras, e digam se a letra não muito boa faz alguma diferença na genialidade musical deles?




Poético ou não, recomendo Franz Ferdinand para quem curte indie rock, principalmente o britânico. Os  caras têm um estilo único e muito envolvente. Você ouve uma música e já se apaixona pela banda.



Discografia:

Franz Ferdinand 2004
Tonight: Franz Ferdinand 2007-2009
You Could Have It So Much Better 2005-2006

Um comentário:

  1. Acho q "take me out" é obrigatório em qq playlist... Não dá pra ser indiferente a ela. Mudando de banda, não sei se vc curte, mas sugiro um post sobre The Killers, rende boa resenha...

    @ricardogranja10

    ResponderExcluir