segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Suck it and see...

Lançado em junho de 2011, Suck It And See é o quarto álbum da banda britânica de indie rock Arctic Monkeys. Assim que foi lançado, eu, como boa fã, fiz logo o pedido pela internet (porque moro numa roça onde só encontro CDs de sertanejo, axé, Glee e música gospel). Fiquei realmente feliz por não ter escrito este texto assim que o ouvi pela primeira vez, como eu queria ter feito, porque Suck It And See é o tipo de álbum que a gente vai achar fantástico mesmo depois da terceira vez que ouve. Mas talvez seja só eu...

Suck It And See não foi o primeiro álbum que "melhorou" depois de algum tempo. Angles, do Strokes, também "voluiu" no meu ouvido, na minha mente e no meu coração (ai, que meigo!). Talvez, se eu escrevesse uma crítica do Angles hoje, ela seria bem diferente da que eu fiz no ano passado. (veja AQUI)

Arctic Monkeys foi criada em 2002, na cidade de Sheffield, na Inglaterra. A banda é formada por Alex Turner (vocal e guitarra), Jamie Cook (guitarra), Nick O'Malley (baixo) e Matt Helders (bateria e vocal de apoio). O estilo dos caras é, digamos, "peculiar". Não é todo mundo que consegue curtir. Na verdade, não é todo mundo que consegue curtir o indie rock britânico em geral. O americano é mais fácil de "aceitar", como Strokes e Interpol.

A capa do álbum. Simples assim.

Se compararmos Suck It And See com os álbuns anteriores, a palavra para descrevê-lo seria "maduro". Os meninos do Arctic Monkeys cresceram, e também cresceram suas composições.

Em 2006, a banda lançou seu primeiro álbum, chamado Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, com os clássicos I Bet You Look Good on the Dancefloor e When the Sun Goes Down. Em 2007, surgiu Favourite Worst Nightmare, com Brianstorm, Fluorescent Adolescent e Teddy Picker (na minha humilde opinião de fã, o melhor álbum até o momento). Em 2009, foi a vez de Humbug, com Crying Lightning e Cornerstone.

Ao dizer que Suck It And See está mais maduro, não quis, de maneira alguma, dizer que os outros eram imaturos. Muito pelo contrário. Arctic Monkeys foi amor à primeira vista para mim. A voz grave de Alex Turner, que não aparenta ser dono daquele vozerão todo, os solos  e os riffs, a bateria frenética, o baixo que me deixa encantada (sou chegada num baixo)... É tudo perfeito demais para dizer que o trabalho dos caras é "imaturo". Mas eles certamente cresceram.

Jamie Cook, Alex Turner, Matthew Helders e Nick O'Malley.

A gente percebe nas letras, nas melodias e mesmo nos vocais de apoio. Dá gosto acompanhar uma banda cujo nível de trabalho nunca cai (isto é muito raro!). Ainda bem que tenho o prazer de ser fã de Arctic Monkeys (puxei o saco agora).

Deste último álbum, já temos quatro singles. Coincidentemente, são algumas das músicas que eu acho melhores na produção. Além de Don't Sit Down 'Cause I've Moved Your Chair e a que deu nome ao álbum, Suck It And See, temos essas duas aí:


De início, esta era a música que eu mais curtia no álbum.
Agora ela está entre outras cinco.


Esta também é uma das minhas favoritas.

Recomendo Suck It And See para quem curte indie rock, principalmente o britânico. É impossível curtir indie rock e não curtir Arctic Monkeys. E se você curtiu os vídeos e se interessou pelo álbum, recomendo também que dê uma olhada nos álbuns anteriores. São absolutamente fantásticos!

_____________________

Como eu avisei quando comecei este blog (ou o ressuscitei), minhas opiniões aqui são... bom, são minhas opiniões. Gosto cada um tem o seu e as pessoas têm o costume de achar que na internet o gosto dela é que prevalece e todo o resto é uma merda e todo mundo é ignorando e a sua mãe é uma gorda e uma vadia.

Então, quem acompanha este blog e me segue no Twitter sabe muito bem que sou indie rock até a morte. Esta "avaliação" do último álbum do Arctic Monkeys foi algo que fiz como apreciadora do indie rock britânico mais do que o indie rock de qualquer outra nacionalidade. Se achou o álbum uma merda... este não é seu estilo; e prometo que não vou xingar a sua mãe se você me deixar um comentário dizendo isto.

Também como explicado antes, não sou formada em música. Logo, minha avaliação é de fã, mas também é de quem entende SIM de música, de composição e do idioma que eles utilizam em seu trabalho.

2 comentários:

  1. Olá Mari!

    Parabéns pelo post, principalmente pelos comentários finais! “Curti” (aqui pode).

    Quando é que vai dar uma moralzinha para as velharias?
    Tem umas bem legais como Echo & the bunnymen ou Joy Division. Talvez valha a pena lapidar um pouco do seu latim com eles!!!

    Ah! E atual tem o Fleet Foxes (escute a Ragged Wood deles, muito boa!).

    Fim da falácia kk!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto, Suck And See é realmente um álbum que não pode ser julgado logo na primeira audição, uma verdadeira evolução dos caras que já arrebentavam nos primeiros trabalhos.

    Abraços!

    ResponderExcluir