segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Top 10 de séries favoritas

Este post vem atender a um pedido do @KevinWerneck, que me disse para fazer um texto com as minhas 10 séries favoritas. Eu espero que você reconheça a dificuldade de uma seriemaníaca como eu escolher apenas 10 séries para esta lista, Kevin. Mas, por ti, colega Fringemaníaco, eu botei meus três neurônios para trabalhar e listei aqui minhas 10 séries favoritas de todos os tempos. Posso até chamar esta lista de "Top 10 de séries que mudaram a minha vida".


10º lugar: Smallville (2001 - 2011)


Smallville não foi um caso de amor à primeira vista. Eu via as propagandas da série na TV e pensava "aff... que tosco". Até que peguei uma cena que atraiu minha atenção. Já estava na quinta temporada quando comecei a assistir. Em dois meses eu assisti às cinco temporadas e fiquei em dia LIKE A BOSS. Mas nem adiantou toda essa devoção. A temporada seguinte foi uma decepção do tamanho de Krypton e eu parei de ver. Mesmo assim, Smallville merece um lugar no meu Top 10 porque durante cinco temporadas ela era meu bem e meu mal. Outro aspecto que vale a pena lembrar aqui é o roteiro desta série, principalmente quando os diálogos envolviam a Chloe e o Lex. Absolutamente fantástico!


9º lugar: Seinfeld (1989 - 1998)


Para quem é da geração Seinfeld, esta é a melhor sitcom de todos os tempos. Há quem discorde; geralmente, são pessoas da geração Friends. Muita gente diz que Friends só fez o sucesso que fez porque Seinfeld acabou e deu espaço. De qualquer maneira, esta série é absolutamente fantástica, com catch phrases que você se pega falando e tuitando, personagens com o mínimo de escrúpulos possível, além de muita vergonha alheia. O roteiro é genial e, apesar do protagonista não ser lá um grande ator, seu talento como comediante colocou Seinfeld neste Top 10.



8º lugar: True Blood (2008 - atual)



Quando o assunto é vampiros eu sou suspeita pra falar. Sempre curti! Desde que eu tinha 4 anos e assistia Vamp. Mas True Blood é sensacional porque é cruel. Os personagens morrem, por mais queridos que eles sejam. Os vampiros matam; mas também amam. Vemos lobisomens, bruxos, médiuns... a merda toda! Por ser uma série da HBO, nem preciso falar que a nudez come solta lá, né? Confesso que a segunda temporada foi uma das piores temporadas da história das séries! Mas a terceira melhorou um pouco e a quarta... ARRASOU! Por isso, mesmo que a próxima temporada comece fraca (o que eu duvido um bocado), nunca desistirei de True Blood, pois a série já provou que sempre pode voltar a ser boa, e por isso está aqui nesse Top 10.



7º lugar: Grey's Anatomy (2005 - atual)


Eu sempre disse que série boa é aquela que te faz ter vontade de mudar de profissão. Duvido que há um fã de Grey's Anatomy neste mundo que nunca tenha pensado em ser cirurgião. Grey's Anatomy foi meu bem e meu mal durante um tempo. Em alguns meses eu assisti a quatro temporadas. Nem toda série pode provocar uma overdose numa maratona de quatro temporadas. Mas Grey's Anatomy pode. A série é muito tensa, com problemas pessoais dos personagens principais tão intensos quanto os dos pacientes. Grey's Anatomy tambem mata personagens queridos sem dó nem piedade e sempre nos joga uma season finale na cara que nos deixa meio.... whaaaaaaaat? Eu não acompanho mais Grey's Anatomy com a mesma frequência de antes. A série não é mais meu bem e meu mal. Assisto quando tá passando na TV e eu tô ali de bobeira. Mas ainda assim essa série merece estar nesse Top 10 de séries que mudaram a minha vida.



6º lugar: 30 Rock (2006 - atual)


Outra série que sou suspeita pra falar. Tina Fey é a criadora, produtora, roteirista e protagonista de 30 Rock. Tem alguma dúvida que eu ia amar? Esta foi mais uma série que eu desdenhei um bocado antes de assistir a uma cena que me fez ficar chocada com a qualidade da produção e dar meu braço a torcer. 30 Rock ganhava trocentos Emmys todo ano, me deixando puta porque muitas sitcoms ficavam de fora. Quando comecei a assistir do comecinho, entendi tudo! Essa série merece até um Oscar! Não!... Um Prêmio Nobel de Comédia. A série é absolutamente fantástica, com um humor ácido e inteligente, personagens cativantes e ao mesmo tempo desprezíveis, com atores brilhantes. Como não gostar? Só não está no primeiro lugar desse Top 10 porque chegou na minha vida depois das cinco primeiras posições.



5º lugar: Dark Angel (2000 - 2002)


Duas míseras temporadas. DUAS MÍSERAS TEMPORADAS!! Foi tudo o que me foi dado de Dark Angel. Mas não importa. Essa série me marcou profundamente. Foi dela que tirei o nome do meu talvez-futuro filho (Logan). Eu não ia muito com a cara da Jessica Alba (que sempre teve cara de nojinho pra mim), e também não ia com a cara da série quando via propagandas na TV. Até que assisti a um episódio e me apaixonei. Naquele tempo... (como tô velha!)... a gente tinha que ficar esperando um episódio por semana na TV e torcer para passar o piloto para conhecer a história, porque não tinha como fazer download dos episódios que tinha perdido. Mas eu acabei pegando um final de temporada e, logo em seguida, a Fox (canal que transmitia a série aqui no Brasil) reprisou toda a primeira temporada. A ansiedade pela espera da segunda temporada foi do tamanho do choque que levei na season finale. E aí.... Nada. Ela não voltou para a terceira temporada. Eu não tinha blogs de séries nem Twitter para me informar sobre cancelamentos e renovações, e até hoje não sei o que aconteceu. Só sei que essa série foi magnífica! Ela mudou a minha vida e, por isso, entrou no Top 5.



4º lugar: How I Met Your Mother (2005 - atual)


Essa série chegou a me fazer questionar o lugar de Friends no topo da hierarquia das sitcoms. As cinco primeiras temporadas de How I Met Your Mother me fizeram rir como eu não ria desde que Friends foi cancelada, em 2004. A série teve início em 2005, mas eu só tomei conhecimento no início de 2010. Em um mês, eu assisti a todas as temporadas. E é de conhecimento de todo seriador que quando a gente assiste em maratona, a graça aumenta consideravelmente. How I Met Your Mother é aquele tipo de sitcom que eu tinha que dar pause para rir para não perder alguma cena importante a seguir; por isso ela merece um lugar nesse Top 10, e mesmo no Top 5.



3º lugar: Friends (1994 - 2004)


Não tem dúvida. Friends é a melhor sitcom de todos os tempos! Sem discussão! A menos que você seja da geração anterior à minha, e aí você acha que foi Seinfeld. Até hoje eu assisto... Todos os dias! Enquanto almoço. Friends é aquele tipo de série que você ri muito quando assiste pela primeira vez. Aí, na segunda vez, você ri do mesmo jeito. Na terceira também. Até a milésima vez, você ri feito bobo. Às vezes, você ri antes da cena engraçada aparecer, porque você já viu tantas vezes que até já sabe o que eles falam a seguir. Friends só pode ser classificada como uma série épica. E nada mais. Por isso, ela levou a medalha de bronze.


2º lugar: Buffy, A Caça-Vampiros (1997 - 2003)


Esta série é do tempo que se matava vampiros e não se namorava com eles. Se bem que a Buffy bem que curtia dar umas escapulidas com os vampiros de Sunnydale. Buffy mudou a minha vida mais intensamente do que qualquer outra série! Acho que foi a única série que eu assistia tendo a mesma idade que os personagens principais. Só que eu ainda era dolescente quando eles ficaram adultos. Isso aí eu não entendi. Como é que eles envelheceram mais rápido que eu? Acho que no universo alternativo da ficção essas coisas acontecem. Buffy, A Caça-Vampiros tinha de tudo! Amizade, romance, ação, vampiros, probleminhas adolescentes, amigo virando inimigo, demônio virando colega de sala, diretor da escola virando demônio, vampiro virando namorado, namorado virando vampiro, namorado da amiga virando lobisomem, irmã surgindo de onde não existia... TUDO! Esta série mudou a minha vida, e a minha adolescência chata no interior de Minas Gerais. Por isso, Buffy, A Caça-Vampiros merece a medalha de prata.


1º lugar: FRINGE (2008 - atual)


Todas as séries dessa lista já passaram pelo momento que FRINGE passa agora no meu coração. É meu bem e meu mal, meu oxigênio e meu alimento. Nada no universo pode ser melhor que essa série. Meu Deus eu vou morrer de tão espetacular que é essa série! E é justamente por isso que tenho muito medo do rumo que a série pode tomar. Porque duas séries aqui listadas foram minhas grandes paixões, mas que eu abandonei completamente depois de algumas temporadas (Smallville e Grey's Anatomy). Mas tenho (quase) certeza de que isso não vai acontecer com FRINGE. Quem me conhece e começou a ler este texto já imaginava quem estaria em primeiro lugar. FRINGE tem tudo o que uma série deve ter para ser boa! Ação, suspense, romance de partir o coração, humor e... um universo alternativo. Absolutamente fantástico! Quando a gente ama um personagem (e, no caso de FRINGE, a gente ama a todos!), o que a gente mais quer é ver mais dele. Pois FRINGE nos dá duas versões de cada um! Às vezes, até mais de duas (SPOILER ALERT). Geralmente, eu desanimo de uma série com umas duas temporadas (com a excessão de House. Mas como ela nem entrou no Top 10... nada a declarar). Com Smallville e Grey's Anatomy, eu fiz uma grande maratona e minha paixão não durou muito quando chegou a hora de acompanhar em tempo real. Mas FRINGE... eu acompanho desde o episódio piloto, em 2008! São quase quatro anos de companheirismo, de amizade, de surtos psicóticos, sustos quando o volume está muito alto e apertos no coração. Nunca vi uma série ter tanto aperto no coração! Ganha até de Buffy e Dark Angel! Por ser tão absolutamente fantástica, FRINGE ganhou a medalha de ouro desse Top 10 de séries que mudaram a minha vida.

Observação pertinente: FRINGE é tão importante que tem que ser escrito com letras garrafais!


House e Heroes já tiveram um lugar especial no meu coração. Mas Heroes desandou a partir da segunda temporada, e House se tornou cansativa depois da sexta temporada.


E você? Qual as suas séries favoritas? Alguma das que estão na minha lista? Deixe um comentário me dizendo.

3 comentários:

  1. 30 Rock tô assistindo agora e gosto muito, muito, muito! Buffy eu tô devendo à mim mesmo uma maratona. Friends ainda não assisti (: Fringe... Ah, o que dizer de Fringe? VIDA! How I Met Your Mother eu, por incrível que pareça, assisti 4 temporadas e desisti porque não gostei muito. Tenho medo que eu venha a não gostar de Friends também, já que são farinha do mesmo saco. True Blood eu assisto e gosto bastante, mas é muito irregular. MUITO. Troco fácil por TVD, que pode ser teen, pode ser da CW, mas é muito foda e é vida tbm *-*.

    Gostei bastante da lista, Mari! Obrigado por atender o pedido :D Procurarei assistir todas as séries da lista que ainda não assisti (Friends, Dark Angel e Seinfeld.)

    ResponderExcluir
  2. Já assisti todas as séries da lista só nunca acompanhei de fato Smallville, 30 Rock e Seinfeld e Buffy eu peguei no meio do caminho porque eu assistia Angel na tv aberta, antes de conhecer o mundo da tv a cabo =D Eu tinha que assistir a reprise aos sábados o que me fez conhecer Roswell e Dark Angel que eu gostava muito *-*

    Grey's Anatomy resolvi assistir em maratona das 6 primeiras temporadas e nunca pensei que fosse ser tão superior a House como de fato é.

    Eu gosto mais de Fringe do que de True Blood mas de vez em quando as 2 me fazem perder a empolgação de 1 episódio pro outro.

    Tô vendo HIMYM e gostando muito mas sempre vai existir Friends que também é a melhor sitcom ever na minha opinião =D

    ResponderExcluir
  3. Destas que postou só assiti "How I Met Your Mother",
    na verdade estou assistindo e anciosa pelo fim, por que apesar de engraçado já esta ficando cansativo, mas a curiosidade me consome pra saber afinal que é a mãe dessas crianças kkk

    http://tatamontolese.blogspot.com.br/2015/06/top-5-series.html

    ResponderExcluir