terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cadê a continuação?

Sempre que um filme acaba com gostinho de quero mais a gente logo saca que teremos uma sequência. Ou duas... ou três. A certeza chega pra ficar quando percebemos que o filme é baseado em um livro, e que este livro é apenas o primeiro de uma sequência de livros. Mas, infelizmente, em alguns casos nem uma série de livros é suficiente para nos deixar querendo mais... sem realmente ter mais.

Não sei se há mais casos além dos dois que citarei aqui, mas para mim a decepção veio nas versões cinematográficas d'O Guia do Mochileiro das Galáxias e de Desventuras em Série. Não digo "decepção" no sentido de que os filmes foram ruins. Muito pelo contrário! Eu adorei! O problema é que teve apenas um de cada.

Desconheço o motivo pelo qual pararam no primeiro filme (se você souber, me diga nos comentários), mas eu realmente adorei os primeiros filmes e curti muito os livros. Provavelmente não deu muita bilheteria e os produtores saíram no prejuízo, porque ambas as produções são muito caras.

Queria fazer este post só por isso mesmo. Porque fiquei revoltada com isso. Mas não posso fazer nada para mudar a situação. E hoje em dia, se você fica revoltado com alguma coisa... xinga muito na internet.

Os efeitos d'O Guia dos Mochileiros das Galáxias, os cenários e o figurino, por mais caros que tenham sido, ainda devem ter sido mais barato do que o "cachê" do elenco. O filme contava com estrelas como Martin Freeman, Mos Def, Sam Rockwell, Zooey Deschanel, John Malkovich e robôs com as vozes de Alan Rickman e Helen Mirren.

 Cena d'O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Acredito que Desventuras em Série tenha encontrado os mesmos problemas. Os cenários, os efeitos e o figurino eram tão fantásticos quanto o seu colega desprezado deste post; e também contava com um time de atores fantásticos, como Jim Carrey, Meryl Streep, Jude Law, Emily Brownin, Timothy Leonard Spall, Liam Aiken e as bebezinhas Kara e Shelby Hoffman no papel de Sunny.

 Personagens principais de Desventuras em Série, os órfãos Baudelaire.

Mesmo sem uma continuação digna de ambos os filmes, recomendo a todos que leiam os livros. São excelentes histórias, com personagens inusitados e uma narrativa bastante cativante. O Guia do Mochileiro das Galáxias possui cinco volumes e Desventuras em Série, 13.

Depois de lerem os livros, eu recomendo que assistam aos filmes. Mesmo que não tenha continuação, acho válida a experiência de ver personagens que existiam somente na nossa imaginação interpretados por ótimos atores e com roteiros realmente bons (principalmente Desventuras em Série).

8 comentários:

  1. Trilogia fronteiras do universo soh teve um filme tambem, mas o filme nao era tao bom quanto os dois acima citados, eh bem fraquinho na verdad, entao nao sei se uma continuaçao teria realmente valido a pena.

    Sobre o guia, acho q o problema eh q o filme nao rendeu muito retorno financeiro pra valer a pena fazer um novo, alem do fato do Adams ter morrido e nao sei como ficou a relaçao dos direitos do livros para o cinema.

    Mas tipo a Zoey ja era famosa nessa epoca? Pra mim ela era uma ilustre desconhecida. E diga-se de passagem ela eh a PIOR coisa do filme. Ela nao atua nada, tem uma expressividade zero. Pessima escolha pro papel.

    A melhor coisa do Desventuras em serie eh a Emily Browning! Como essa guria eh linda, pqp! Na epoca tinha uma cara de pivete ainda, mas agora, ta uma mulher maravilhosa =]

    By trashmanjr

    ResponderExcluir
  2. - Acredito que Guia funcionou mais como uma homenagem ao Douglas Adams. É muito difícil colocar esse livro em filme, principalmente os outros que o seguem. Como colocar aquela cena do Marvin num planeta de colchões, por exemplo? Não é um livro que atraia multidões ao cinema.
    - Já Desventuras eu gostei do visual e achei bem ruim e creio que a maioria de fãs (e olha que nem fã eu sou) também. Não sei o que é, algo incomoda, algo está errado e não encaixa e nunca soube ver exatamente o que é, creio que muito vem da atuação do pessoal e essa história de colocar três livros num filme só deixa tudo extremamente corrido.
    - Outros que você pode citar o fiasco é Crônicas de Nárnia e A Bússola de Ouro. O primeiro um livro fantástico da minha infância, aprendi a ler com ele, sendo adaptado de maneira porca pro cinema. Efeitos péssimos e como a Disney conduziu muito como um conto de fadas duvido que chegue aos últimos livros, bem mais tenebrosos.
    - Bússola de Ouro tem nem o que falar, né. Horrível. Destruíram o livro por repremendas do Vaticano (já que o livro fala mal em excesso dessa vertente do cristianismo), infantilizaram não colocando as devidas mortes... Nenhum leitor quis ver a continuação.
    Tristes fins pra boas histórias.

    ResponderExcluir
  3. Frowdow!

    A Bússola de Ouro eu não assisti porque quero ler o livro primeiro. Mas eu realmente ouvi muitos fãs do livro falando mal do filme.

    Nárnia tô no mesmo dilema. Ainda estou lendo o livro então não assisti ainda. Veremos...

    Eu sou fã incondicional do Jim Carrey, por isso curti o filme. Admito que o personagem dele ficou meio Grinch. Mas no geral, eu curti muito o filme.

    O Guia seria realmente compliaco fazer um filme dos outros livros. Mas eu acho uma puta falta de sacanagem eles fazerem o primeiro se não nos vão dar a continuação. Mas, de qualquer ,maneira, foi uma homenagem ao autor mesmo.

    ResponderExcluir
  4. trashman!

    A Zooey nunca foi uma grande atriz... até hoje. O estilo dela é o bunitinho e não o talentoso. Mas eu achei ela super a ver como filme, aquele jeito meio "não sei o que eu tô fazendo aqui".

    E a Emily Browning realmente foi a estrela do filme de Desventuras.

    ResponderExcluir
  5. A Zoey eh pessima. Na epoca que vi o guia e nao conhecia ela ja fiquei mo puto com ela pq ela destoava totalmente com aquela falta total de talento perto dos demais. Hj em dia tenho mais raiva ainda pelos milhoes de fans q ela tem, sendo q continua sendo uma porta atuando.

    Mas vo falar, eu gosto dos filmes de Narnia. Sao bobinhos e tal, mas acho q sao bem divertidos, e o elenco eh bem razoavel. Acho muito mais digno do q os Harry Potter da vida por exemplo em que os dois primeiros filmes tem atuaçoes intragaveis do elenco mirin e tornam o filme uma tortura de se ver. O choro eh livre.

    By Trashmanjr

    ResponderExcluir
  6. Trashman!

    Sou uma fã eterna de Harry Potter... Mas gosto de deixar claro que sou fã dos livros. Assistia os filmes para ver se o produtores imaginavam tudo da maneira que eu imaginava quando eu lia. E a resposta foi não... Foi muito diferente.

    Ainda tenho que ver Nárnia. Wait for it!

    A Zooey tem mesmo uma legião inexplicável de fãs! Vai entender...

    ResponderExcluir
  7. Eu amo O mochleiro das galáxias e Desventuras em série, são séries literárias fantásticas. Mas os filmes não me agradaram muito: em ambos os cenários, os atores, tudo está ótimo, mas o roteiro não. Eu não gostei muito do roteiro de O Guia, ficou superficial demais a medida que saia da história do livro, e o final ficou bem ruim. E em Desventuras, a ideia de colocar três livros em um filme só foi boa, mas deveria ter sido melhor trabalhada, além do final que matou o Olaf (aparentemente), como queriam continuar?

    Se bem que ainda assim eu gosto dos filmes, mas a não continuação deles foi algo bom. Vai que estragasse ainda mais a história original?

    Abraços!
    Lizzie
    http://ahiddenpalace.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. O final do Guia ficou mesmo estragado mesmo. E acho que em Desventuras eles tentaram colocar o máximo de história ali porque perceberam que não teriam a continuação.
    Uma pena!

    ResponderExcluir