terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Angles, o novo álbum do Strokes

Quando se fala em indie rock, à mente vem logo Strokes. A banda americana pode até não ter sido a primeira do gênero a surgir, mas foi ela quem abriu espaço para muitas outras que vieram depois. Formado por Julian Casablancas (vocal), Albert Hammond Jr. (guitarra), Nick Valensi (guitarra), Nikolai Fraiture (baixo) e Fabrizio Moretti (bateria), o Strokes (ou The Strokes) lançou em abril deste ano o Angles, o quinto CD da carreira da banda.

O motivo de escrever sobre o álbum é que não gostei muito do resultado. Sou fã incondicional da banda desde Last Nite (2001), mas, como uma fã consciente, sei reconhecer quando uma coisa não dá certo. Também sei reconhecer que isso aqui é só a minha opinião e talvez esse foi o melhor álbum da banda e eu não entendo porra nenhuma de música.

Desde o lançamento do quarto álbum, First Impressions of Earth, em 2006, a banda deu um "tempo" e cada integrante foi se envolver com seu próprio projeto. O que mais se sobressaiu, logicamente, foi o vocalista, Julian Casablancas, que lançou um álbum solo, o Phrazes For The Young, em 2009. Este álbum não me agradou em uma faixa sequer!

Julian Casablancas colocou muito tecno e batidas nem um pouco condizentes com o trabalho que ele realizava com o Strokes. Estou falando sobre o CD solo do Julian porque eu acho que foi justamente isto que eu não gostei no novo álbum do Strokes: o estilo do Julian.

Aqueles riffs indie tão conhecidos do Strokes estiveram ausentes em todo o trabalho solo de Casablancas. Nada mais normal. Era um projeto individual, independente da banda. Faça o que quiser com o seu projeto solo. Mas acredito que o Julian trouxe muita bagagem desse "projeto" para o Angles, e isso para mim não foi legal.

O Strokes tem aquele riff, todo aquele estilo que nos faz adivinhar na hora que a música começa: "Essa é do Strokes!". O primeiro single do Angles foi assim, o Under Cover of Darkness.

Under Cover of Darkness - Strokes
Pra mim, essa foi a melhor música do ano e está no Top 5 das melhores músicas do Strokes.

Eu nem sabia que tinha saído clipe novo do Strokes, mas, assim que começou, eu saquei que era dos caras. É um estilo único, por mais que quem não curta indie rock insista que é tudo igual (já ouvi até gente dizer que não consegue diferenciar Strokes de Arctic Monkeys. THE HORROR!).

O segundo clipe do Angles foi Taken For a Fool. Outra música que eu curti de cara! E é isso! São essas duas as músicas do Strokes neste novo álbum. Porque as outras parecem mais que saíram de uma gaveta com a etiqueta "músicas que não couberam no álbum solo do Julian Casablancas".

Tenho uma peculiaridade. Muitas vezes, ouço um CD uma ou duas vezes e não gosto muito. Mas depois de algumas "viagens", eu acabo me acostumando e curtindo imensamente. Com Angles... eu realmente curti mais da terceira ou quarta vez que ouvi, mas não chegou a ser um "Nossa! Como esse CD é excelentemente maravilhoso!".

Não sei como a escolha das duas música que abririam o álbum  (não na ordem das faixas, mas como os primeiros clipes gravados) foi feita. Só sei que eles já utilizaram as minhas favoritas, as bem... "strokianas". Under Cover Of Darkness e Taken For a Fool têm "Strokes" escrito em cada riff, em casa solo, em cada subida de tom que o Julian dá com a voz e mesmo na letra.

Recomendo o Angles para fãs de indie rock, porque o CD não é ruim. Não é excelente. Mas não chega a ser ruim. Mesmo porque fã de indie rock que não curte Strokes não é fã de indie rock. Não é o melhor álbum da banda. Não mesmo. Mas querer excelência o tempo todo de nossos ídolos é utopia.

Então, comprem! (porque eu compro os CDs das minhas bandas favoritas, e não faço download) Ouçam! Ouçam novamente! Ouçam mais uma vez. E venham aqui dar a sua opinião. Concordem comigo, discordem... whatever!

A musicalidade da banda sempre ficará intacta das minhas críticas, porque nisso eu reconheço que os caras arrasam. Mas, para mim, uma música completa resulta do conjunto de uma letra que me faça arrepiar com uma melodia que não tem como ficar mais perfeita. E isto... Angles não segura o tempo todo.


Strokes

Álbuns anteriores

The Modern Age (2001)
Is This It (2002)
Room Of Fire (2003)
First Impressions Of Earth (2009)
Angles (2011) - Lançado oficialmente em 22 de março.

Strokes esteve no Brasil no dia 05 de novembro deste ano, no festival de música Planeta Terra.

Um comentário:

  1. fato. a música grita: Sou Strokes... e... aaah... remeta a tempos há muito idos... hehe

    consigo até visualizar o Vitão tocando ela (errando tudo) e cantando beeeem bêbo.

    ResponderExcluir